____________________

PAGINA INICIAL = ARTIGOS E NOTICIAS = FOTOS
_________________________________________

BOLETIM MISSIONÁRIO JUNHO 2011



Acima: MISS. JADER, MISS. CHERLLY E SAMUELZINHO - FAMILIA MISSIONÁRIA e prédio da
ex-IGREJA BATISTA BETEL agora PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE AMPARO (Congregação)



CARTA ABERTA AOS AMIGOS, IRMÃOS, INTERCESSORES E MANTENEDORES DO MINISTÉRIO CONEXÃO IDE E DO MISSIONÁRIO JADER MEDEIROS

A Graça e A Paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Devido a alguns boatos e comentários que em nada condizem com a realidade ou contribuem para o crescimento do Reino, achei por bem divulgar alguns detalhes referentes ao meu desligamento da Igreja Batista Betel, relacionando abaixo alguns dos fatos importantes sobre o assunto e comentando-os em seguida “Porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que esta diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1Sm 16.7).

OCORREU: Terça-feira dia 21 de junho, durante a tarde, nas instalações da Igreja Batista Betel filiada à Convenção das Igrejas Batistas Independentes (CIBIPB) uma pequena Reunião Extra-Ordinária da Diretoria e Conselho Eclesiástico para comunicar a solicitação de desligamento feita pelo então Evangelista desta mesma Igreja JADER MEDEIROS CLEMENTINO JUNIOR membro desde março de 2001 e discutir as medidas que seriam adotadas. Decidindo levar o fato para votação em Assembléia Extra-Ordinária no culto que ocorria, a essa altura, paralelamente à reunião (NÃO ESTIVE PRESENTE PORQUE NÃO FUI COMUNICADO).

OCORREU: Terça-feira dia 21 de junho, no culto noturno desta mesma Igreja, uma pequena Assembléia Extra-Ordinária para comunicar a solicitação de desligamento feita pelo então Evangelista JADER MEDEIROS CLEMENTINO JUNIOR membro desde março de 2001 e colocar em votação se a Igreja doaria ou não os pertences adquiridos pela Igreja Sede à Congregação de Amparo no Cariri Paraibano (TAMBÉM NÃO ESTIVE PRESENTE PORQUE NÃO FUI COMUNICADO). Foi posto em votação e a maioria decidiu por doar os bens para a Congregação que passou a fazer parte da Primeira Igreja Batista (PIB) em Monteiro / PB filiada à Convenção Batista Brasileira (CBB).

OCORREU: Quarta-feira dia 22 de junho, no culto noturno da Igreja Batista Betel em Amparo / PB, um CULTO DE TRANSIÇÃO desta Congregação. Dentre as autoridades presentes, estavam o Pr Waldir Fernandes (Presidente da CIBIPB) e o Pr Gilson (Responsável pela PIB na Região do Cariri Ocidental) e o Missionário Jader (Presidente do Conexão ide e Pastor da Congregação em Amparo). Neste evento, o Pr Waldir entregou / desligou oficialmente a Congregação de Amparo de sua denominação e o Pr Gilson a Recebeu.

NOTA EXPLICATIVA

“Disse Abrão a Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados” Gênesis 13.8.

Juntamente a Eduardo Freitas fundei o Ministério Interdenominacional de Evangelismo e Apoio Missionário Conexão ide em 2002 quando éramos apenas jovens membros da Igreja Batista Betel. Desde o inicio de meu ministério Interdenominacional sempre tivemos algumas divergências com o querido Pr Waldir. Divergências essas que nunca foram de cunho pessoal. Aliás, tenho um carinho imenso pelo pastor Waldir sua família. Não tenho como falar de seu caráter, pois para comigo ele sempre foi satisfatório e por várias vezes carinhoso e paternal. Também não posso reclamar de mantimento financeiro porque o que era acertado (mesmo que não o suficiente) sempre foi feito em dia. Porém, não tomei essa decisão baseando meus sentimentos pessoais. E sim no que julgo ser melhor para o meu Ministério e Crescimento do Reino na região onde atuo. Sempre foi notório para toda diretoria e alguns membros da Igreja onde congregava a diferença de estratégias e visão entre o Pr Waldir e eu. Durante minha estadia em Caraúbas ocorreram algumas feridas (creio que não intencionais) que ainda estão cicatrizando. Por vezes também tivemos algumas dificuldades de diferenças teológicas que não acho necessário detalhar aqui, mas que também me encorajaram a desligar-me da Betel. A Palavra diz simples e diretamente: "Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" (Am 3.3) a resposta também é simples: Não.

O fato é que sempre tive uma amizade recíproca com o Pr Evandí Monteiro (Pastor da Primeira Igreja Batista em Tibirí – Santa Rita PB). E uma admiração por sua visão missionária. Entre umas conversas e outras sobre o “Conexão ide” criei um bom relacionamento com ele. Porém, EM NENHUM MOMENTO FUI CONVIDADO, AINDA QUE INDIRETAMENTE, PELO PASTOR EVANDÍ A DEIXAR A BETEL E FILIAR-ME À PIB. Pelo contrário. Eu é que, ao constatar inúmeras divergências que vinha tendo com a diretoria da minha denominação, após muita oração, procurei saber se seria recebido em sua Igreja.
O Pr Evandí me deixou claro que não teria como sustentar a mim e minha família financeiramente esse ano. Mesmo assim tomei essa decisão por não me sentir bem em continuar um relacionamento apenas pelo salário que recebia da Betel. Pois como disse Martinho Lutero: "Não é justo nem aconselhável agir em desacordo com a própria consciência." Atualmente estou vivendo exclusivamente das ofertas que recebo dos mantenedores e da venda dos CD’s do Ministério Conexão ide. O que não tem sido muito fácil, mas sei que é certo. Serei recebido como membro em uma Igreja, que como todas não é perfeita, mas tem uma visão muito parecida com a proposta de meu ministério: Alcançar lugares não alcançados para, como disse Paulo: "Esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio" (Rm 15.20). Não estou afirmando que seja isso o que faça a Batista Betel. Mas ela pertence a uma Convenção que tem uma visão um pouco diferente: Plantar Igrejas nas Grandes Cidades para que essas alcancem as pequenas cidades. Porém na prática não é o que ocorre. Minhas experiências em viagens pela CIBIPB mostraram que os pastores preferem (ou só podem pelas condições e falta de obreiros) abrir nos bairros à plantar Igrejas em cidades vizinhas. Isso é errado? Não quero opinar aqui. Mas é diferente do que eu faço e para não ser uma pedra de confusão, preferi seguir com àqueles que pensam próximo do que eu.
Serei eternamente grato ao Senhor nosso Deus pelos anos que vivi na Batista Betel. Minha esposa está lá antes mesmo do Senhor me salvar. E vocês podem imaginar como foi dolorosa para nós essa transição. Mas que mudança não é? Ainda assim mudanças são necessárias. Tivemos um culto lindo em Amparo e não saí da Betel com brigas ou confusões, saí de lá debaixo de benção do meu querido Pastor Waldir. Nunca saberei dizer não a um favor que ele porventura venha a me pedir. Porque nunca ouvi um não dele quando precisei. Minha família e eu amamos não apenas o Pr Waldir, mas toda a Betel. E sei que somos amados por lá também, pois é isso que nos é transmitido pelos abraços e preocupações que demonstram além de várias mensagens e e-mail’s que recebi esses dias. A Bíblia diz que Abraão e Ló se depararam com algumas divergências entre seus pastores e para não continuarem assim, preferiram se separar a perder a comunhão (Gn 13.8-12) e os dois conseguiram o que queriam: Viver em paz e bem sem perder a união. É isso que desejo a todos que se preocuparam ou não conosco.

Finalizo parabenizando a CIBI pelo seu primeiro centenário que ocorrerá agora em 2012 e agradecendo a Batista Betel pelos anos de confiança, cuidado e carinho para comigo, minha família e ministério. Minha casa (seja ela onde for) estará sempre de portas abertas para vocês. E eu estarei sempre a disposição.
Agradeço ao Pr Evandí pela recepção e apoio, ao Pr Rick Thompson pelo encorajamento e ao Pr Gilson e família pela forma atenciosa com que nos recebeu em Amparo antes mesmo de estarmos na mesma denominação. Também sou grato a todos os amigos e pastores das Igrejas amigas da CBB que me ligaram ou mandaram e-mail’s dando as boas vindas a essa família. Agora a caminhada continua na minha adaptação e formação teológica em Monteiro. E no trabalho ministerial com os amigos e irmãos do Conexão ide.
Espero sempre poder contar com as orações de todos. Contem com as minhas!

Em Cristo;
Jader Medeiros C. Junior

06/07/2010 Contatos p/ E-mail: ministerio@conexaoide.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário